CONSTRUÇÃO

Equipe Majollo

ARQUITETURA

Maurício Karam

PAISAGISMO

Roberto Riscala

ÁREA CONSTRUÍDA

1.880 m²

A OBRA

Uma família adquire uma das fazendas de café mais antiga da região, a Majollo com sua vasta experiência, confiança e indicação de grandes clientes, fora contratada para trabalhar em algo exclusivo, com isso junta uma excelente equipe de arquitetos, engenheiros, empreiteiros e profissionais. Iniciamos a construção de uma nova sede com estilo colonial, reforma das casas da colônia, escritórios, lago, haras, brete, heliponto, infra estrutura subterrânea e toda indústria de café com o que a demais moderno no mercado.

Um dos pontos de destaque nessa obra, fora a construção do grande “cubo” de concreto estampado com 300 m², que é moldado sobre formas de madeiras, para ficar com a aparência de réguas estampadas bem irregulares (cerca de 5 a 10 cm de profundidade), e depois um reforço metálico, para conseguir segurar todo o peso do enchimento em concreto. Nessa fase a equipe que trabalhou com a Majollo executou de forma esplendida, essa obra de arte da arquitetura e engenharia.

Já a casa sede de 1100 m², onde antes existia uma residência colonial com mais de 100 anos, que fora demolida para a nova construção. A nova sede foi projetada para ter todo conforto e comodidade contemporâneo, mais ao mesmo tempo, mantendo a aparência rústica da fazenda. O grande desafio aqui foi os materiais empregados de forma artesanal, onde temos cruzetas e dormentes originais, que são de extrema dificuldade para se trabalhar devido sua rigidez e peso. Outro desafio foi as tesouras de madeira aparente, pois, os proprietários queriam algo bem “carregado”, e isso acabaria afetando a sua função estrutural, já que estaria acrescentado uma carga em excesso ao telhado, mais graças a grande equipe de telhadistas e engenheiros, conseguimos solucionar essa estrutura, utilizando alguns reforços em aço e alguns cálculos especiais.

LOCALIZAÇÃO

Amparo – São Paulo

A família antes mesmo de fazer qualquer coisa no local, deu prioridade as casas das famílias que já moravam ali na fazenda adquirida, onde tinha vazamentos nos telhados, forros feitos com estopa, piso de concreto e sem acabamentos ou revestimentos. Aqui mais de 10 casas foram demolidas e refeitas com um novo projeto dentro das normas completo, com revestimentos de 80 reais o m², pintura, esquadrias de alumínio, forro de gesso, garagem coberta, lavanderia, luminárias e até a mobília onde os donos escolheram tudo pessoalmente conosco.

Gostou do nosso trabalho? Vamos conversar